História da Associação Humanitária

Grupo fundador do Corpo de Bombeiros de Vimioso


Os Primeiros Tempos

A Associação Humanitária de Bombeiros Voluntários de Vimioso foi fundada em 12 de Setembro de 1932, por um grupo de ilustres Vimiosenses, chefiados pelo Sr. Dr. Artur Alberto Geraldes Coelho que viria, posteriormente, a ser o 1.º Presidente da Direcção desta Associação.

Um mês mais tarde, foram os Estatutos, a 1.ª grande obra feita pelo Presidente da Direcção, aprovados por alvará de 27 de Setembro de 1932, pelo Governo Civil de Bragança, tendo, a partir desta data, enquadramento jurídico nos termos do n.º 8, do artigo 407º do Código Administrativo.

Estes estatutos foram alterados em 2 de Novembro de 1981.

Mais tarde, concretamente em 1992, os Estatutos sofreram profundas alterações, por forma a enquadrá-los juridicamente e ajustá-los aos tempos actuais, para que pudessem permitir uma gestão adequada e obter uma eficaz rentabilização das estruturas, sem contudo fugir dos fins para que a Associação foi criada.

Assim, a Associação é hoje, face à Lei, considerada Pessoa Colectiva de Utilidade Pública Administrativa.

Esta Associação foi criada tendo como finalidade principal a protecção desinteressada de vidas e bens, podendo, para além do fim humanitário, seu objectivo principal, desenvolver actividades no âmbito da cultura, recreio e desporto.

Primeiro quartel do Corpo de Bombeiros de VimiosoContudo, para a prossecução da sua finalidade principal (protecção de vidas e bens), a Associação criou um Corpo de Bombeiros Voluntários que se rege por Regulamento próprio designado Regulamento Interno do Corpo de Bombeiros e é tutelado pelo Ministério da Administração Interna através do Autoridade Nacional de Protecção Civil.

O Corpo de Bombeiros iniciou as suas actividades numa pequena garagem, situada no Largo do Jogo, construída com o apoio da Câmara Municipal de Vimioso e num terreno também cedida pela mesma.

Este Corpo de Bombeiros foi, ao longo dos anos, desempenhando sempre as missões que lhe foram confiadas, com dedicação, serenidade e prontidão.



O Novo Quartel

Fachada do actual quartel dos Bombeiros Voluntários de VimiosoPassados alguns anos, mercê de um grande esforço financeiro por parte da Direcção que na altura estava à frente desta instituição e da comparticipação do Estado, foi inaugurado um novo quartel-sede aos 25 de Maio de 1980.

Essa importante infraestrutura tem contribuído para que o Corpo de Bombeiros de Vimioso pratique da melhor forma as suas actividades humanitárias e que permitiram à Direcção desenvolver actividades no âmbito da Cultura, do Recreio e do Desporto (teatro, cinema, jogos tradicionais, torneios de futebol de salão, etc.).

Vista actual do quartel-sede dos Bombeiros Voluntários de Vimioso, após as obras de remodelação dos acessos para as viaturasVolvidos sete anos e porque, como se compreende, o parque de viaturas aumentou, tornou-se indispensável ampliá-lo para o dobro, obra esta levada a cabo sem quaisquer apoios financeiros.

Dado que as actuais instalações se tornaram demasiado exíguas, em termos de espaço e porque enfrenta sérias dificuldades em termos de tesouraria, a Direcção decidiu candidatar o projecto de ampliação do quartel ao PIDDAC/95, com o objectivo de melhorar as condições de trabalho a “quem vive para salvar os outros”, porque o nosso lema é, para além do “vida por vida”, “bem saber para bem servir e não olhar a quem”.

Vista do quartel-sede dos Bombeiros Voluntários de Vimioso, com o quartel antigo à esquerda e a ampliação (pintada de branco) à direita

A ampliação do quartel dos Bombeiros Voluntários de Vimioso teve início no ano de 2002, resultando na edificação de um quartel praticamente novo, mas "colado" ao quartel já existente. Com esta amplicação, o quartel-sede ficou dotado de uma série de novos e funcionais equipamentos, de entre os quais cabe destacar:

  • Oficina e sala de desinfecção do quartel-sede dos Bombeiros Voluntários de VimiosoNovo parque de viaturas
  • Oficina mecânica
  • Sala de desinfecção
  • Cozinha
  • Refeitório
  • Balneários
  • Camaratas
  • Quartos para visitas e para chefes de serviço
  • Parque de estacionamento exterior

O valor da obra de ampliação do nosso quartel-sede ficou orçada em 700.000 € (setecentos mil euros).



A Central de Comunicações

Serviços centrais dos Bombeiros Voluntários de VimiosoEsta Associação, como quase todas as congéneres, debate-se com grandes dificuldades financeiras e tem como principal fonte de receita os habituais subsídios concedidos, anualmente, pela Câmara Municipal de Vimioso e donativos dos sócios.

Não obstante essas carências, e a expensas únicas da Direcção, foi inaugurada, no ano de 1994, uma moderna e exemplar Central de Comunicações. Na altura, a aquisição desta central foi um passo de grande pioneirismo e inovação por parte dos Bombeiros Voluntários de Vimioso, e representou um grande esforço financeiro por parte da Direcção da AHBVV.

Central de comunicações dos Bombeiros Voluntários de VimiosoNesta Central funcionavam:

  • O Centro Coordenador de Operações de Emergência e de Protecção Civil;
  • A Comissão Especializada de Fogos Florestais (Municipal);
  • Central de Dados do Corpo de Bombeiros de Vimioso;
  • Secretaria da Direcção e Comando.


O Parque de Viaturas

Vista lateral do quartel dos Bombeiros Voluntários de VimiosoO parque de viaturas e outros equipamentos do Corpo de Bombeiros foram, gradualmente, sendo enriquecidos, com o apoio do Serviço Nacional de Bombeiros (actual Autoridade Nacional de Protecção Civil), da Câmara Municipal de Vimioso, e sócios da Associação e CEFF (Comissão Especializada de Fogos Florestais) Municipal.

Actualmente, o parque de viaturas do Corpo de Bombeiros é composto por:

  • 2 VFCI (Veículo Florestal de Combate a Incêndios)
  • 1 VUCI (Veículo Urbano de Combate a Incêndios)
  • 3 VTGC (Veículo-Tanque de Grande Capacidade)
  • 2 VOPE (Veículo de Operações Específicas)
  • 1 VETA (Veículo Especial Táctico)
  • 1 VTPT (Veículo de Transporte de Pessoal Táctico)
  • 2 VCOT (Veículo de Comando de Operações Tácticas)
  • 1 VSAT (Veículo de Salvamento e Apoio Táctico)
  • 3 ABSC (Ambulância de Socorro)
  • 6 ABTD (Ambulância de Transporte de Doentes)
  • 3 ABTM (Ambulância de Transporte Múltiplo)

A partir de Outubro de 1992, este Corpo de Bombeiros foi contemplado com um Posto INEM, tendo representado uma significativa melhoria no serviço de emergência.

Em Setembro de 2009, os Bombeiros Voluntários de Vimioso passou a dispor, em parceria com a Câmara Municipal de Vimioso e com a Autoridade Nacional de Protecção Civil, de uma Equipa de Intervenção Permanente, dotada de 5 elementos.



Nos dias 13 e 14 de Fevereiro de 2016 realizou-se a primeira maratona de 24h de futsal inter-bombeiros de Vimioso organizado pelo núcleo da Juvebombeiro de Vimioso.
18/2/2016 in Associação Bombeiros para Sempre
O auditório da Casa da Cultura foi pequeno para acolher todos aqueles que quiseram assistir ao segundo Encontro de Bandas Filarmónicas de Alfândega da Fé.
6/7/2010 in Município de Alfândega da Fé
O XVI Encontro de Bandas Filarmónicas de Aveiras de Cima, concelho de Azambuja, vai realizar-se no domingo, 25 de Outubro.
17/10/2009 in O Mirante